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Edição #146 - Julho 2025

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Coaching Organizacional e Inteligência Artificial (IA)

O r pido crescimento da intelig ncia artificial IA contaminou a comunidade de coaching gerando nbsp uma nbsp enorme onda de entusiasmo e ansiedade Bachkirova T nbsp e Kemp R nbsp nbsp Estudiosos da rea de coaching organizacional tem publicado alguns trabalhos sobre os poss veis impactos da IA nos processos de coaching organizacional Bachkirova e Kemp nos brindam com um interessante artigo no qual focalizam a j antiga quest o relacionada ao que seja coaching qual o seu prop sito qual o valor nico que agrega quando comparado com outras interven es interpessoais nbsp Os autores levantam uma quest o b sica que ainda n o foi abordada ou seja se IA atual tem condi es de fazer o que poderia ser identificado como coaching Um estudo realizado por Passmore e Tee indica que n o pois n o dispomos de crit rios espec ficos consensados que caracterizem a atividade de coaching Da a necessidade de identificar estas caracter sticas essenciais do coaching que permitam distingui-lo com clareza de outras interven es organizacionais Segundo Bachkirova e Kemp p coaching n o programa de treinamento nem consultoria nem reflex o individual N o tamb m a aplica o mec nica de modelos simplistas de um conjunto predeterminado de perguntas nbsp Consideram que Coaching Organizacional uma interven o realizada por um profissional preparado do ponto de vista te rico e pr tico com as seguintes caracter sticas Uma an lise conjunta uma parceria que atende d vidas que precisam ser esclarecidas para orientarem futuras a es uma vez que qualquer processo de coaching exige a prontid o do cliente para reconhecer a necessidade do questionamento e do seu envolvimento participa o no processo de coaching nbsp Trata-se pois n o s de uma oportunidade de solucionar um problema mas principalmente de capacitar o cliente a expandir o uso produtivo do seu potencial Uma an lise conjunta coach coachee envolve al m dos aspectos racionais tamb m outros tais como os emocionais de criatividade e de sensibilidade contextual pr prias do ser humano por esta raz o que os estudiosos consideram coaching como uma parceria entre coach e cliente coachee parceria esta cuja aus ncia inviabiliza o pr prio processo de coaching e respectiva obten o de resultados nbsp Considera e compreende a experi ncia com foco na a o nbsp Trata-se de um processo de intera o cont nua de troca entre clientes e profissionais que inclui tamb m vari veis como idade educa o caracter sticas pessoais e cren as dos envolvidos demandando uma abordagem individualizada do trabalho nbsp Como ressaltam os autores p a IA n o consegue replicar a profundidade da introspec o e a adaptabilidade exigida para a verdadeira reflexividade de um coach humano Outro aspecto fundamental do coaching no contexto organizacional a aprendizagem com foco na a o estimulando o cliente a agir ao oferecer-lhe simultaneamente uma abordagem individualizada o que pressup e uma capacidade de an lise cr tica das situa es bem como de considera es de natureza moral e tica Sabe-se entretanto que os sistemas de IA n o possuem cren as pressupostas e criticidade pr prios n o podendo replicar a profundidade da introspec o e a adaptabilidade demandadas por um processo de reflex o real nbsp Base em valores Uma caracter stica essencial do coaching nem sempre devidamente considerada o valor que este processo atribui ao coachee Como ressaltam Bachkirova e Kemp p tal valor exige que o coach reconhe a o prop sito do seu trabalho e examine suas a es do ponto de vista tico ou seja a qualidade do servi o prestado e os valores nbsp nbsp reconhecidas pelo coach que se coadunam com o c digo de tica profissional que orienta o relacionamento Os sistemas de IA entretanto n o possuem sensibilidade em rela o a quest es emocionais do cliente e nem disp em de meios adequados para identificar seus pr prios desvios ou os eventuais riscos associados a seus inputs Consequentemente n o tem condi es de assumir as responsabilidades por potenciais efeitos negativos nbsp Altamente contextualizado nbsp Todo relacionamento interpessoal sofre influencias de car ter contextual no qual acontecem e os participantes trazem consigo sua vis o compreens o cren as e percep es que impactam este relacionamento Como afirma Cox p o contexto influenciado por culturas e subculturas padr es de comportamento t picos da organiza o condi es sociais econ micas pol ticas e cren as Tal fato embora afete direta e indiretamente os processos de...
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